quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O esquecido Sitio da Trindade

Delimitado pelas estradas do Arraial e do Encanamento, em Casa Amarela, o Sítio da Trindade é um refúgio entre conjuntos residenciais e arranha-céus do bairro e arredores. Um oásis ainda pouco aproveitado e conhecido.

O sítio da trindade foi sede do MOVIMENTO DE CULTURA POPULAR onde o principal objetivo foi difundir as manifestações da arte popular regional e desenvolver um trabalho de alfabetização para adultos. Entre os integrantes estavam o educador Paulo Freire, artistas, intelectuais e políticos como Germano Coelho, Francisco Brennand, Ariano Suassuna, Abelardo da Hora, José Wilker e muitos outros.

O potencial dos seus 6,5 hectares de área verde só é realmente reconhecido por quem arrisca uma visita ou o observa do alto de um dos prédios que o rodeia. Com apenas meio hectare a menos do que o Parque da Jaqueira, o espaço registra um público médio de 600 pessoas por dia durante a semana enquanto o vizinho recebe a visita de até 4 mil pessoas. Com um pouco mais de atenção e investimento, o local poderia se consolidar como uma alternativa de lazer para quem não quer esperar a recuperação e implantação de outros seis parques prometidos pela Prefeitura do Recife.

A maior parte dos freqüentadores, com exceção dos períodos festivos de São João e Natal, mora e estuda na vizinhança que usa a pista de cooper de 450 metros, a sombra das árvores para passar o tempo ou a área da concha acústica para jogar futebol. A bancária Eliude Martins freqüenta o espaço há duas semanas depois que o médico recomendou a inclusão de exercícios em sua rotina. “Estava muito estressada e sedentária. Ele me disse que eu não tinha escolha, então passei a caminhar”, contou. Ela mora no bairro e disse que optou pelo Sítio da Trindade por conta da localização. “Sabia que aqui tinha uma pista e posso vir a pé. Gostei muito porque é mais calmo do que a Jaqueira”, comentou.

Antigo frequentador, o morador do bairro de Casa Forte Jair Ribeiro vai diariamente ao local e destacou que o público é menor durante o fim de semana. “Muitas pessoas não conhecem o espaço, seria uma área excelente para crianças. Mas precisaríamos de mais brinquedos e segurança”, disse. Ele contou que já se sentiu ameaçado enquanto caminhava e pediu que os guardas o acompanhassem até o carro para evitar um assalto. Além da apontar a carência de equipamentos de musculação e brinquedos infantis, o potencial histórico foi lembrado por Ribeiro como atrativo. O sítio abriga escavações arqueológicas que revelaram a presença do Forte Real do Bom Jesus, construído como resistência brasileira à ocupação holandesa, entre 1630 e 1635.

Histórico - Em 1952, o local foi desapropriado e tombado, em 1974, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde então, recebeu diferentes propostas de uso. Segundo o secretário de cultura do Recife, Renato L, um grupo de trabalho foi montado para elaborar um projeto para o Sítio depois que a Prefeitura decidiu não transformá-lo em uma Refinaria Multicultural. A decisão, anunciada no ano passado, teve o objetivo de preservar o patrimônio arqueológico encontrado por arqueólogos. A intenção do grupo, que deverá apresentar o projeto ao prefeito até agosto, é manter e otimizar a vertente ambiental, histórica e cultural do espaço.

“Essas são características naturais do Sítio e vamos mantê-la para aproveitar o potencial. Já fizemos muita coisa, mas sabemos que ainda há um grande potencial a ser explorado“, disse Renato L.A secretaria receberá R$ 500 mil, obtido por emenda parlamentar, para investir em intervenções na concha acústica, em iluminação, equipamentos de lazer e outras melhorias na estrutura física. O recurso será repassado pela Fundarpe que, segundo ele, está providenciando os trâmites necessários.

Conheça o Sítio

Horário de funcionamentoDe segunda a sexta - 5h às 22h
Sábado e domingo - 5h às 19h

Áreas do espaço

6,5 hectares de área
450 metros de pista de cooper

Atividades no local

Academia da Cidade: segunda a sexta-feira, das 5h30 às 6h30 e 17h às 20h
Teatro infantil: aos domingos, 16h
Ciclos juninos e natalinos
Oficinas da Secretaria de Educação

Público médio
600 pessoas durante a semana
400 pessoas aos domingos

Nenhum comentário:

Postar um comentário