quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Transporte

O Sistema de Transporte Complementar de Passageiros (STCP) é um serviço oferecido à população do Recife desde novembro de 2003, em substituição ao transporte realizado por kombeiros, que conduziam seus veículos de maneira irregular e perigosa. A Prefeitura do Recife criou o sistema com o objetivo de proporcionar maior segurança e mobilidade aos cidadãos entre os bairros da cidade e em áreas de difícil acesso. Hoje o serviço, gerenciado pela CTTU, beneficia 43 bairros da capital pernambucana, com a operação de 12 linhas. Ao todo, o sistema chega a transportar cerca de 33.000 pessoas por dia.

O STCP/Recife é formado por dois tipos de linhas: alimentadoras e interbairros. Com caráter social, as alimentadoras transportam gratuitamente as pessoas que moram em áreas de difícil acesso até os terminais de ônibus mais próximos. Ao todo, seis linhas estão em operação, beneficiando cerca de 13 comunidades. Em alguns casos, os veículos são rastreados via satélite, através do sistema GPS. Essa fiscalização garante o melhor cumprimento das viagens e a qualidade do serviço oferecido à população. Futuramente, todas as linhas vão dispor dessa tecnologia.

As linhas interbairros, por sua vez, facilitam o deslocamento de pessoas entre os subúrbios da cidade, sem passar pelo centro do Recife e pelos corredores de ônibus. Neste caso, o transporte é remunerado e o usuário paga o valor equivalente à tarifa do anel 'A', ou seja, a passagem mais barata do sistema de ônibus. As seis linhas em circulação ainda garantem o benefício da meia passagem aos domingos e a estudantes, além da gratuidade para deficientes físicos e idosos. Com isso, o STCP/Recife supre a necessidade de deslocamento dos recifenses, completando o serviço de transporte dos ônibus.

A circulação de kombis e vans foi proibidas, segundo a lei de novembro de 2003. Atualmente há multas para os motoristas que insistem em circular com este transporte. Para os recifenses, hoje o transporte clandestino é passado. Mas, isso só foi possível porque, a partir de 2003, a Prefeitura do Recife colocou em prática a lei municipal que proibia o transporte remunerado de pessoas sem autorização do município e, ao mesmo tempo, criava o Sistema de Transporte Complementar de Passageiros (STCP). Assim, a prefeitura, com ajuda do Governo do Estado, fechou o cerco aos kombeiros, abolindo um tipo de transporte que colocava em risco a vida dos cidadãos e causava sérios problemas ao trânsito da cidade.


Para garantir o transporte da população do bairro, a prefeitura sempre vem aumentando a circulação no bairro. E atualmente, segundo alguns entrevistados do Mercado de Casa Amarela, o transporte público de Casa Amarela melhorou bastante nos últimos anos, mas eles continuam reclamando do conforto deles e da higiene.

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