quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cultura


Casa amarela funciona como um centro de referência para os bairros que se encontram ao redor e agrega as mais variadas expressões artísticas em seu território, além de fazer parte da contrução da identidade do Recife de forma importante.
Antes das festas juninas e natalinas o sítio da trindade organiza, com populações mais carentes, um grupo para ajudar na produção dos artigos para as festas.
Dentro do mercado de Casa Amarela nós encontramos vários corredores onde neles existem muitos produtos como artesanato, diferentes itens de alimentação, artigos para festas, bolsas, etc...


A biblioteca Popular de Casa Amarela, ligada a fundação de cultura e á secretaria miunincipal de cultura, exibe filmes semanalmente.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Segurança e violência

Os moradores de Casa Amarela, na zona norte do Recife, estão preucupados com a onda de assaltos no bairro e pedem reforço da segurança. Vários comerciantes e moradores que moravam em Casa Amarela decidiram se mudar, devido a falta de segurança que despertava medo neles. Fabio Guerra ex-comerciante do bairro, confirmou que grande maioria do moradores e comerciante do bairro já foi assaltada " Nossa casa tinha um muro de 1,80, mas ficava muito exposta, sem grades só com o portão que ficava aberto o tempo todo'', conta "decidimos sair para tentar nos proteger, mas não adianta porque os bandidos continuam nos perseguindo". Os bandidos também já invadiram as lojas do bairro duas vezes. O dono de uma delas não quis se identificar, está saindo do térreo para o primeiro andar para evitar prejuizo. "Você proucura polícia por aqui e não tem e a delegacia fica do outro lado da rua" reclama
Os bandidos estão cada vez mais ousados, perto das ruas assaltadas fica a delegacia. Mais isso não impede os roubos e os furtos no bairro. O comerciante Artur de Araújo já teve a mercearia assaltada quatro vezes, duas delas em menos de dois meses "Várias vezes fui assaltado aqui, já colocaram o revólver na cabeça do meu filho" . Esse último assalto deixo a gente com medo, agente fecha tarde da noite "foi assustador"
Em menos de uma semana, duas famílias que vivem no bairro de Casa Amarela, tiveram a casa invadida por assaltantes durante a noite.
Mesmo assim, muitos moradores e comerciantes de Casa Amarela afirmam que atualmente há muito mais fiscalização da polícia, fazendo com que eles se sintam mais seguros.

Educação em Casa Amarela



O bairro de Casa Amarela possui várias escolas. Entre as particulares estão: O colégio NAP, Santa Catarina, Escola Pedro Leandro, Espaço Cultural Ariano Suassuna e o Instituto Novas Ideias.
Entre as públicas estão o Centro Reab Educação Especial Cree, Draumiro Chaves de Aguiar, Escola Maurício de Nassau, Escola Murício de Nassau, Escola Padre Machado e Escola Municipal São José.
Casa Amarela tem um biblioteca popular, que fica na Rua Major Afonso Real. É conhecida como Jornalista Alcides Lopes, em homenagem a um famoso jornalista pernambucano. É uma das três bibliotecas públicas da Cidade do Recife.

Visitamos a Escola Estadual Dom Vital, e tivemos a oportunidade de conversar com algumas alunas para saberem o que acham da escola. Reclamaram bastante do ensino, dizendo que muitas vezes os professores não ligam para a educação dos alunos, gritando com eles. Reclamam também da falta diária dos professores, fazendo com que elas percam aulas. A estrutura da escola não está boa, também.

Áreas preservadas


Um dos lugares que contém mais áreas verdes no bairro de Casa Amarela é o Sítio da Trindade. Possui cerca de 6,5 hectares de área verde.



Além de preservar grande parte da área verde do bairro, toda área desse monumento histórico é utilizada pela população principalmente no período natalino e junino.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Casa Amarela


Casa Amarela é um bairro da cidade do Recife. Localiza-se na região norte. É um dos mais populosos da cidade.

A povoação do bairro apareceu ao redor do Arraial Velho do Bom Jesus, depois das invasões holandesas. O nome é bem antigo, assim como a história do nome. Antigamente no bairro existia o final de uma das linhas de bonde do Recife, e acabava exatamente em um sítio, que tinha uma casa, de propriedade do português Joaquim dos Santos Oliveira, que para ali se mudara a conselho médico, para tratamento da tuberculose.

Curando-se da doença, o proprietário mandou pintar a casa de ocre, e assim foi ficando conhecido o final da linha do bonde, Casa Amarela, surgindo, dessa forma, o nome do bairro.

Objetivos

O projeto deve ser um fórum de discussão permanente que possibilite aos alunos:
Definir o que é território
Mostrar-se aberto, disponível, criativo, gregário e flexível (mas sempre firme em sua intenção de gerar transformações que elevem a qualidade da educação.
Ter capacidade para ler a realidade, acessar e processar informações, fazer articulações, identificar problemas prioritários, planejar ações definir metas;
Desenvolver capacidade para empreender e intervir na realidade;
Desenvolver capacidade para analisar resultados e avaliar ações.
Público alvo
Estudantes do ensino fundamental e educadores de diferentes disciplinas.
Metodologia
O projeto será desenvolvido em várias etapas:
- Apresentação dos participantes
- Pesquisa
- Participação em fóruns permanentes de discussão
- Criação de Blogs
- Produção Multimídia:
• Um programa de rádio (entrevistas, músicas, poesias, propagandas)
• Criação de curtas com uso de animação
• Vídeos e publicação dos mesmos no youtube
• Banco de dados, com textos imagens e gráficos sobre o território estudado
• Fotografia (história em pedaços)
• Coletânea (dentro do possível) de documentos históricos analisados
• Apresentação eletrônica no PowerPoint
• Roteiros e planejamento no Word